O que é Franquia?

Para iniciar o iFranquiasBaratas, nada melhor do que começar falando o que é Franquia.

Todos os dias nós escutamos falar em franquia, algumas vezes também em franchising, mas sempre vem à pergunta: “O que é Franquia?” ou “O que significa Franchising?”. Milhares de pessoas também pensam em se tornar franqueados ou até mesmo franqueadores, mas o objetivo desse artigo é tentar explicar de uma forma simples, o que realmente é uma franquia.

A franquia é uma estratégia em que há a venda de licença que o franqueador (dono da marca) autoriza o direito de uso da sua marca ao franqueado (pessoa ou empresa autorizada a explorar a marca), normalmente este uso pode ser feito através da patente, a comercialização de produtos ou serviços e até mesmo da infraestrutura.

Existem varias formas que o franqueado pode pagar esse direito, uma das formas é o pagamento sobre o faturamento da franquia, acontecendo em forma de royalties, alguns também compram exclusivamente produtos da marca para vender em suas franquias, nessa troca, alguns franqueadores alguns programas administrativos já desenvolvidos, onde estes programas podem ser pagos ou até mesmo em forma de cortesia.

O franqueador tem como obrigação a apresentação de uma circular de franquia, onde contem varias informações sobre a empresa, algumas informam até outras franquias que estão a venda, mas o mais importante e o que torna esta circular obrigatória é a indicação das condições do negócio jurídico.

Veja também: 10 das redes de franquia que mais faturam no Brasil.

Em breve listaremos algumas vantagens de abrir uma franquia, mas o que normalmente os investidores ficam com receio é o investimento inicial, mesmo que em algumas franquias seja possível ter um retorno desse investimento rapidamente.

Como o mercado está cada vez mais rápido, citarei as duas formas mais conhecida de franquias: existem as franquias de serviços, franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último. Outra forma também e a franquia de fabricação, onde o franqueado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.

Os empreendedores que desejam ingressar no mercado de franquias, contam com uma lista grande de vantagens, dentre elas:

– Poder investir em um negócio sem ter muita experiência no ramo escolhido.

– Aproveitar uma marca já com nome no mercado, usando esse benefício até para diminuir os riscos, pois é algo que já faz sucesso.

– Apoio administrativo, sendo ele técnico ou de gestão, podendo ser um apoio na contratação de pessoal, indo até na ajuda na escolha, na compra ou na locação do espaço para a franquia.

– Se a marca tiver outros franqueados na sua cidade, possibilita também uma publicidade compartilhada, levando clientes a todos os envolvidos com a marca.

– Estudos de mercado compartilhados e até troca de informações sobre problemas já resolvidos por outros franqueados da rede.

Esses são apenas alguns benefícios que o franqueado tem, é logico que existem mais benefícios, onde o artigo ficaria muito longo se for listar grande parte deles.

Espero ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre franquias, este espaço será usado sempre que possível para esclarecer algumas dúvidas, dá dicas e opiniões sobre o mercado, não ficando preso somente em Franquias Baratas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *